Okayama e os segredos do esporte a motor

December 23, 2015

Ganhar uma corrida? Simples. Tudo o que o piloto precisa fazer é ser o mais rápido dentre todos os outros concorrentes e terminar a corrida na primeira colocação. Ser o mais rápido? Igualmente simples. O segredo é frear depois e acelerar antes, no limite da aderência para não perder o carro. Conseguir fazer isso melhor do que todos os outros? Aí é que está o espirito do automobilismo, caro leitor.  

 

Espírito esse que foi invocado pela última vez na temporada da categoria de GT3, Masters of Track. O palco da corrida da última terça-feira foi o tradicional circuito de Okayama, na terra do sol nascente.

 

A largada da primeira bateria foi palco de uma bela disputa entre os dois postulantes ao título da categoria. Rodrigo Barônio e Tamy Accioli largaram respectivamente em 1º e 2º lugares. Wendel Parra que matematicamente também disputava o título largou mais atrás e acabou ficando preso em uma disputa com companheiros da própria equipe que valia o 3º lugar. A corrida seguiu sem acidentes fortes e teve um desenvolvimento emocionante com disputas em praticamente todas as posições. Destaque para Renato Rmaveoito que disputou durante várias voltas defendendo a 16º colocação.

 

Okayama é pista conhecida de praticamente todos os pilotos da competição. A corrida que contou com um respeito mútuo entre os pilotos e belas disputas terminou com mais uma vitória de Rodrigo Barônio, que com esse resultado praticamente garantia o tetra campeonato da categoria. Tamy Acciole  e Wendel Parra completaram o top 3.

 

Os pilotos da F1APS não tiveram vida fácil na primeira corrida e Helton Mainardi fechou na 9º colocação. Rogério Galhiego garantiu o 12º posto e Renato Rmaveoito a 17º colocação.

 

Tudo pronto para a segunda bateria, os pilotos se encaminharam para o grid da corrida que tem maior duração e uma parada obrigatória. Considerando a entrada lenta dos boxes de Okayama, estratégias imprevisíveis entravam na disputa.

 

A segunda bateria começou com a equipe NoX campeão com um considerável diferença para a segunda colocada, mais de 300 pontos. A inversão do grid colocou duas BMWs na ponta, carro que ao longo da temporada não se mostrou tão competitivo. A segunda bateria repetiu a ótima largada da primeira corrida e não foi marcada por incidentes violentos. Marcos Vescovi e Cléber Tóffoli seguraram bem a ponta da corrida, em 1º e 2º lugares respectivamente.

 

Alguns toques ocorreram ao longo dos 10 primeiros minutos mas nada que caracterizou abandono de prova. Helton Mainardi disputava a 7º colocação com Márcio Costa protagonizando belos momentos em disputa acirrada. Wendel Parra foi o primeiro piloto a parar nos pits com 10 minutos de prova. Renan Henrique e Anderson Motta também anteciparam as suas paradas para tentar uma corrida de recuperação.

 

Faltando 25 minutos para o final Wndel Parra sofreu um toque de corrida de Renato Rmaveoito e acabou vendo as suas possibilidades de ser vice-campeão desaparecerem por completo.

 

Faltando 15 minutos para o final da etapa Barônio ocupava o 9º posto, apostando em uma estratégia arrojada para conquistar finalmente o campeonato da T4. M. Vescovi, C. Toffoli e M. Costa formavam o Top 3 da bateria. Helton Mainardi da F1APS ocupava o 5º posto nesse momento, Rogério Galhiego o 15º posto e Rmaveoito vinha na 17º colocação.

 

Ao final da segunda Bateria Barônio sagrou-se campeão pela quarta vez na categoria Master of Track chegando na segunda colocação seguindo Tamy Accioli de muito perto. A 3º colocação ficou com Marcos Vescovi.

Helton Mainardi fechou em bom 7º lugar garantindo o top 5 no campeonato. Galhiego fechou no 14º posto e Rmaveoito na 17º colocação.

 

A F1APS garantiu com esses resultados a 4º colocação no campeonato de equipes e se prepara para um ano ainda melhor em 2016.

 

 

 

 

Please reload

Matérias em destaque:

1ª Etapa MoT - Interlagos - Categoria B

June 23, 2015

1/2
Please reload

Matérias recentes:
Please reload

Arquivos:
Please reload

Redes Sociais:
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Velocidade virtual, amizade real!                                      Desenvolvido por F1APS - 2019                                Todos os direitos reservados para F1APS