COTA and The Drivers of the America

O campeonato Master of Track da Liga Sim Racing chegou com seus carros GT3 na noite desta terça-feira, 03 de Novembro de 2015, a sua terceira etapa. Os bólidos desembarcaram nos Estados Unidos da América, precisamente na cidade de Austin, Texas no maravilhoso – e complexo – Circuit of the Americas, que desde 2012 é parada certa nos maiores campeonatos de automobilismo do mundo.

 

As 20 curvas de COTA, como é conhecido o Circuito of the Americas, são distribuídas em 3,418 milhas (ou 5.513 Km) e formam um dos traçados mais desafiadores do calendário. Da Poleposition à White Flag, todos os setores da pista texana são disputados no mais alto nível de competitividade e competência.

A PRIMEIRA BATERIA

 

Rodrigo Barônio marcou o melhor tempo de Qualify com 0.7 décimos mais rápidos do que o 2º colocado e largou no primeiro posto da primeira corrida. A primeira bateria, que conta com 25 minutos de duração, teve uma largada emocionante com os pilotos da F1APS Helton Mainardi e Nathan Ciarlo largando dentro do top 10, respectivamente em 5º e 8º.

 

A largada, extremamente desafiadora, é composta por uma longa reta que culmina em um forte freada em uma das curvas mais lentas do circuito. 

 

As primeiras voltas demonstraram toda a superioridade de Rodrigo Barônio, que em menos de 6 minutos de prova já havia aberto mais de 3 segundos de vantagem para o segundo colocado Tamy Accioly.  Wendel Parra completava o top 3 da primeira bateria. Os pilotos Allan Moreira e Renato Rmaveoito sofreram com a largada e acabaram tendo problemas nas primeiras voltas da etapa. Allan sofreu com um toque ainda na primeira curva e acabou capotando diversas vezes gerando fortes imagens do primeiro acidente da corrida. Rmaveoito vinha em ótima atuação depois de largar no 16º posto e acabou sendo muito prejudicado pelo toque de Marcos Resende, que acabou perdendo completamente o tempo de frenagem da sua BMW Z4 GT3 em uma das curvas e infelizmente comprometeu a corrida do piloto da F1APS.

 

Rogério Galhiego que teve problemas mecânicos (repentina perda de potência no motor) durante o Qualy, fez ótima corrida de recuperação e concluiu da 16º colocação ganhando cerca de 8 posições em relação a sua largada. Méritos de Galhiego que teve sangue frio para escalar o pelotão da mais disputada categoria de Road da liga e dos mecânicos da F1APS que rapidamente sanaram os problemas no Ruf Track de Rogério durante o Qualy.

 

Barônio confirou a sua superioridade aos finais dos 25 minutos de prova, seguido por Accioly e Wendel Parra, este último que deteve o recorde mundial de tempo durante os treinos e corridas da semana no simulador iRacing.com.  Helton Mainardi completou no 6º posto após disputas emocionantes para assegurar a posição seguido por Nathan Ciarlo no 7º posto.

 

A inversão de grid dos 8 primeiros colocados sempre adiciona um tempero especial para a segunda bateria, esta que conta com 40 minutos de duração e uma parada obrigatória. Conseguiria algum piloto do grid parar o desempenho fantástico de Rodrigo Barônio? Tamy Accioly conseguiria manter a liderança do campeonato? Wendel Parra conseguiria mostrar o seu recorde na pista? Os pilotos da F1APS conseguiriam se valer da inversão do grid e conquistar o primeiro pódio para a equipe na temporada? 

 

Não pare de ler, caro leitor, as respostas para todas essas perguntas estão algumas linhas abaixo.

 

A SEGUNDA BATERIA

 

A segunda corrida começou eletrizante com a poleposition de Neto Nascimento, seguido por Nathan Ciarlo e Helton Mainardi. Sem nenhum acidente na tão temida curva 1, os pilotos deram show de habilidade nas primeiras voltas. Tiago Borlenghi fez ótima largada na sua McLaren e saltou da 14º colocação para o 9º posto antes da primeira curva;.  Helton Mainardi que ocupava a segunda colocação lutava por atacar Neto Nascimento no primeiro posto e acabou rodando logo na segunda volta. Helton perdeu a traseira do seu Ruf RT 12 e abandonou a prova precocemente, deixando a segunda colocação para Nathan Ciarlo, também piloto da F1APS. Neste exato momento, Barônio disputava com Parra algumas posições atrás tentando escalar o pelotão ainda no início da bateria.

 

A pista apresentava uma pequena variação de temperatura em relação a primeira corrida, porém, o aquecimento refletia cerca de 2 segundos e meio a mais nos tempos dos pilotos. Faltando 32 minutos para o final da primeira etapa, 9 carros integravam o pelotão da frente e protagonizaram 3 voltas de disputas incríveis. Nathan Ciarlo em manobra muito arrojada assumiu a 1º colocação levando a plateia ao delírio. Barônio venceu Parra em disputa apertada e já se encaminhava para o top 3 do grid.

 

O início das paradas para reabastecimento denotou estratégias diversas e várias posições sofriam alterações a cada volta. Faltando 20 minutos para o final, Rodrigo Barônio, que imprimia um ritmo alucinante na pista, assumiu a primeira posição e começou a abrir vantagem volta após volta para o segundo colocado.

 

Ao final dos 40 minutos de prova, sem chance para os demais, Rodrigo Barônio mostrou ser “The Driver of the Americas” vencendo as duas baterias da etapa. O segundo posto ficou com Ivan Carmona da NoX, seguido de perto pelo seu companheiro de equipe Wendel Parra. Os pilotos da F1APS Nathan Ciarlo e Rogério Galhiego concluíram em 6º e 13º respectivamente somando importantes pontos para a competição. Allan Moreira que sofreu com o acerto do carro nesta etapa concluiu em 19º e Rmaveoito acabou abandonando na última volta com problemas mecânicos e cravou a 20º colocação.

 

Os bólidos da GT3 Series da MoT voltam em 15 dias paras as pistas e tentarão escalar a temível e fascinante montanha de Mount Panorama, a tradicional Bathrust em mais uma corrida que promete fortes emoções. F1APS, Velocidade Virtual, Amizade Real.

 

 

 

 

 

Please reload

Matérias em destaque:

1ª Etapa MoT - Interlagos - Categoria B

June 23, 2015

1/2
Please reload

Matérias recentes:
Please reload

Arquivos:
Please reload

Redes Sociais:
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Velocidade virtual, amizade real!                                      Desenvolvido por F1APS - 2019                                Todos os direitos reservados para F1APS