F1APS Sobrevive e fatura primeiro pódio na IndyCar Series

October 12, 2015

Na noite de Domingo (11/10/2015) a F1APS, com apoio da Winseats e Subway, participou da terceira etapa da ianalyze Indy Car Series, realizada pela Liga Sim Racing (LSR). Os pilotos José Pinho, Nathan Ciarlo e Luis Zambelli integraram um dos Grids mais competitivos do Brasil à bordo do Indycar Dallara DW 12. A corrida ocorreu na belíssima pista de 7/8 milhas (1.4 km) IOWA Speedway, situada na cidade de Newton, Iowa nos Estados Unidos da América.

 

Início conturbado  

 

Rumo às 229 voltas da etapa, os pilotos da F1APS largaram nas seguintes posições: Nathan Ciarlo 10º; Luis Zambelli 17°º; José Pinho 18º. Com Marcio K. Costa na pole position, a largada foi bastante tumultuada resultando em uma bandeira amarela logo na primeira volta de prova. Luis Zambelli fez bela larganda e após o primeiro incidente já ocupava a 9º colocação. A corrida seguiu conturbada e a 13º volta da prova foi palco de um violento acidente de modo que, neste momento, a etapa já contabilizava dramáticos oito abandonos. Quando a relargada ocorreu, na 18º volta, todos os pilotos da F1APS já se encontravam dentro do Top 10 do grid.

 

Corrida Amarela?

 

A terceira bandeira amarela ocorreu na volta 28º, cortesia de erros isolados de pilostos menos experiêntes. Dos 25 carros que estavam na largada, somente 13 carros estavam na volta do líder neste momento. Entre eles, todos os pilotos da F1APS. Nesse momento já existia um receio de que a corrida seria demasiadamente interrompida. Porém, logo após a 3º relargada o que se viu foi uma corrida muito emocionate com disputas limpas e eletrizantes. Na volta 55, ainda com Márcio Costa na lideraçnça, Zambelli ocupava a 6º colocação, Nathan a 8º e Pinho o 13 posto.  Embora as voltas fossem realizadas com aceleração praticamente máxima, marcando cerca de 17 segundos por volta, uma enorme dificuldade em ultrapassagens era vista e a volta de número 60 marcou o início da escalada dos líderes dentre retardatários.

 

A volta 64 marcou a quarta bandeira amarela por conta de um toque leve entre Camina e Guimarães. Estratégias começaram a ser definidas nesse momento e Márcio Costa e Gabriel Borba protagonizavam na ponta do grid ao passo que todos os pilotos da F1APS seguiam em atuação destacada.As bandeiras amaleras que seguiram foram motivadas por acidentes leves sem muitos carros envolvidos. Na volta 84, enquanto alguns pilotos optavam por parar em bandeira amarela Luis Zambelli optou por ficar na pista assumindo a 2º colocação. Márcio Costa seguia liderando a corrida.

 

A volta de número 100 apresentava somente 12 pilotos na pista do 25 que largaram sendo que 9 estavam ainda na volta do líder. Nathan Ciarlo foi o primeiro piloto da F1APS a abandonar a corrida, por volta da volta 105 Nathan infelizmente sofreu com o desgaste dos pneus e acabou atingindo o muro dos boxes quando tentava uma manobra de ultrapassagem. A corrida seguiu com José Pinho e Zambelli realizando suas melhores atuações até agora no campeonato. Ambos no Top 10.

 

A Chegada

 

As infinitas 229 laps chegaram ao fim com pouquíssimos carros no Grid. José Pinho concluíu na 9º colocação marcando presença em seu primeiro top 10 na categoria. Zambelli, que protagonizou lindas disputas concluíu na 3º colocação conquistando o melhor resultado da F1APS até agora na liga. Márcio Costa conquistou o primeiro posto após uma corrida imprevisível com erros e recuperações fantásticas seguido de Gabriel Borba que garantiu a segunda posição. Inegável a incrível evolução dos pilotos da F1APS em somente 3 etapas passando de estreante tímida a protagonista de fantásticas disputas e ótimos resultados.

 

Zambelli e o (quase) muro

 

Na melhor atuação da sua vida à bordo do seu Dallara DW12, Luis Zambelli quase matou a torcida do coração faltando duas voltas para o final da corrida. O piloto Brasileiro – Canadense deu uma clássica traseirada e quase perdeu o controle do seu bólido, a torcida, que prendeu a respiração nesse momento, foi brindada com uma salvada linda do piloto evitando a perda do controle e garantindo a 3º posição, manobra que, sem dúvidas, foi a cereja do bolo de uma belíssima atuação.

Please reload

Matérias em destaque:

1ª Etapa MoT - Interlagos - Categoria B

June 23, 2015

1/2
Please reload

Matérias recentes:
Please reload

Arquivos:
Please reload

Redes Sociais:
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Velocidade virtual, amizade real!                                      Desenvolvido por F1APS - 2019                                Todos os direitos reservados para F1APS